terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Comunicação assertiva


Você tem dificuldade em dizer não?
Você acha que as pessoas passam por cima de você?
Você tem dificuldades em controlar seu temperamento?
Se você respondeu sim para qualquer uma das afirmativas acima, as dicas a seguir podem lhe ser úteis.

I. O que é assertividade?
Assertividade é a habilidade para expressar honestamente suas opiniões, sentimentos, atitudes e direitos, sem ansiedade, de forma que não infrinja os direitos dos outros.
v  Assertividade é o meio do caminho entre agressividade e passividade.
v  Ela depende do sentimento de auto-eficácia (a sensação de que se você se comportar de determinada forma o resultado será previsível).
v  Como surge o comportamento não-assertivo? Muitas vezes aprendemos que devemos agradar aos outros e que não é bom considerar nossas próprias necessidades. Assim, colocamos as necessidades dos outros à frente das nossas próprias e se alguém disser ou fizer algo que não nos agrada, acabamos aceitando ou nos afastando dessa pessoa.

II. Por que a assertividade é importante?
Bem, se você não sabe como ser assertivo, você pode...
v  Ficar deprimido. A raiva voltada para dentro, a sensação de estar desemparado, desesperançado, sem controle sobre sua vida.
v  Ficar ressentido. Sentir raiva dos outros por manipularem ou tirarem vantagem de você.
v  Ficar frustrado. “Como eu posso ser tão banana?”; “Como permito que os outros façam de mim uma vítima?”.
v  Perder a razão e/ou ficar violento. Se você não consegue expressar sua raiva de forma apropriada, ela vai crescendo dentro de você e um dia ela explode.
v  Ficar ansioso e, por isso, evitar situações ou pessoas. Ao evitar situações ou pessoas que você sabe que lhe deixarão desconfortáveis, você deixa de se divertir, perde oportunidades de trabalho, empobrece suas relações e perde um monte de coisas interessantes.
v  Empobrecer suas relações. Pessoas não-assertivas são frequentemente incapazes de expressar qualquer emoção, seja ela positiva OU negativa. Parceiros que não conseguem dizer ao outro o que eles precisam ou querem e como os comportamentos da outra pessoa lhe afetam estão assassinando a relação. Ninguém pode ler mentes. O mesmo é verdade para as amizades e relações de trabalho.
v  Apresentar queixas físicas. Dor de cabeça, úlceras e pressão alta. Sabemos o que o estresse faz com o nosso corpo e a assertividade, quando se torna um hábito, é um grande alívio para o estresse.
v  Ter problemas com os filhos. As crianças já nascem sabendo como testar os limites dos pais. Se os pais não são assertivos e firmes, os filhos não os respeitam.

Uma nota sobre a assertividade seletiva:
A maioria das pessoas acha mais fácil ser assertivo em algumas situações que em outras. Isso faz muito sentido. É muito mais fácil ser direto com um estranho do que com alguém que você ama e que pode ficar nervoso se você disser o que você realmente pensa. Mas, por mais importante que a relação seja pra você, o mais importante é ser assertivo. Comportamentos assertivos fazem com que os outros o respeitem mais e o vejam como uma pessoa que se respeita, uma pessoa mais cativante e simpática!

É melhor agir sempre com assertividade?
Antes de decidir agir assertivamente em qualquer situação, você deve decidir se você consegue viver com as consequências. Embora o comportamento assertivo resulte numa resposta positiva, algumas pessoas podem reagir de forma negativa. Por exemplo, se o seu chefe não é uma pessoa sensata e age de forma agressiva se qualquer pessoa ousa desafiar suas ordens, mesmo comportamentos razoáveis e respeitosos podem levá-lo a te demitir. Se esse é o seu caso, então você deve decidir se é possível agir de forma assertiva e aprender algumas técnicas para lidar com o estresse.

Se ajustando ao novo comportamento:
Se você planejar tentar o comportamento assertivo, lembre-se de que os outros estão acostumados com seu comportamento antigo e isso pode confundi-los. Por que não avisar a essa pessoa o que você está tentando fazer? Será útil escolher um momento tranquilo para fazê-lo. Então você pode dizer algo como: “Eu preciso lhe dizer algo e gostaria que você me ouvisse antes de dizer qualquer coisa. Eu percebi que desde quando iniciamos esse projeto eu me sinto frustrado e sobrecarregado. Venho pensando sobre isso e percebi que eu costumo aceitar suas ideias imediatamente sem considerar meus próprios pensamentos, pois, tenho medo de perturbar você. A partir de agora eu vou tentar algo diferente. Quando eu me sentir frustrado eu vou pedir para considerarmos todas as opiniões antes da decisão final. Eu sei que isso é algo diferente para você, mas eu acho que é justo e acredito que assim eu farei um trabalho melhor. Além disso, isso fará com que eu me sinta melhor sobre mim mesmo.”. Ninguém poderia discutir após esses dizeres.

III. Técnicas:
Segue outro exemplo de comunicação assertiva.
“Eu percebi que sempre que estou me vestindo para sair você começa a me apressar. Isso acontece principalmente quando você já está pronto, independente se é a hora combinada. Eu sei que essa situação o deixa ansioso, mas quando você faz isso, eu fico afobado e acabo demorando mais tempo. Assim, quando estamos dentro do carro, nós já estamos mal-humorados e irritados um com o outro. De agora em diante, vamos nos assegurar de sair na hora estipulada e, se você ficar pronto antes de mim, por favor, vá para outro quarto e leia algo, assista TV... Se você vier ao meu quarto antes da hora de sair e começar a me apressar, eu irei simplesmente lembrá-lo da hora estipulada para a saída e te pedirei que vá para outro quarto; vou fechar a porta até que eu esteja pronto. Eu sei que isso será estranho no início, mas eu aposto que assim aproveitaremos bem mais nossas saídas”.

A: Existem três partes nas intervenções assertivas:
1. Empatia/validação: Tente dizer algo que mostre seu entendimento do sentimento dos outros. Isso deixa claro que você não está querendo brigar.  No caso do exemplo acima, “Eu sei que essa situação o deixa ansioso ...”
2. Sobre o problema: Esta parte descreve sua dificuldade/insatisfação, diz por que você precisa que algo mude. Por exemplo: "...mas quando você faz isso, eu fico afobado e acabo demorando mais tempo. Assim, quando estamos dentro do carro, nós já estamos mal-humorados e irritados um com o outro."
3. Sobre o que você quer: Essa é a solicitação para uma mudança específica no comportamento do outro. Por exemplo: "De agora em diante, vamos nos assegurar de sair na hora estipulada e, se você ficar pronto antes de mim, por favor, vá para outro quarto e leia algo, assista TV..."

B: Como ser efetivamente assertivo:
v  Use linguagem corporal assertiva. Olhe nos olhos do outro, mantenha seu corpo reto e não use gestos exagerados. Assegure-se de ter uma expressão facial agradável, apesar de séria. Mantenha sua voz calma e suave.
v  Use “EU”. Mantenha o foco no problema que vocês estão tendo, sem acusar ou culpar o outro. Exemplo: "Eu gostaria de poder conversar com você sem ser interrompido." Ao invés de "Você está sempre interrompendo quando estou falando!"
v  Use fatos, não julgamentos. Exemplo: "Sua pontuação precisa ser trabalhada e sua formatação é inconsistente " ao invés de "Esse trabalho está desleixado." ou "Você sabia que sua camisa está manchada?" ao invés de "Você não está saindo desse jeito, está?"
v  Expresse a propriedade dos seus pensamentos, sentimentos e opiniões. Exemplo: "Eu fico irritada quando ele não cumpre suas promessas." Ao invés de "Ele me irrita." ou "Eu acredito que a melhor política seja...” ao invés de "A única coisa sensata é  …"
v  Faça solicitações claras e diretas. Não convide o outro a dizer não. Exemplo: "Você vai ... ?" ao invés de "Você se importaria em … ?" ou "Por que você não … ?"

§  Técnicas especiais para situações complicadas:
o    Disco arranhado: Repita suas opiniões, use voz agradável e não se deixe levar por discussões e tentativas de se explicar. Esse tipo de comportamento o protege de ser manipulado ou levado a discutir uma lógica irrelevante. Exemplo: Você está devolvendo algo numa loja que você sabe que dá reembolso, mas o funcionário questiona sua decisão, dá a entender que há algo errado, pois, você mudou de ideia, diz que ela poderá lhe oferecer apenas o valor em crédito nesta loja, etc. Usando o disco arranhado, você diz "Eu decidi que eu não preciso disso e eu quero meu dinheiro de volta." Então, não importa o que o funcionário diga, você continua repetindo "Eu decidi que eu não preciso disso e eu quero meu dinheiro de volta." Se você não conseguir com o funcionário, simplesmente  peça para falar com o gerente e diga a mesma coisa. Acredite, isso funciona!
o    Nebulização: Esta é uma maneira de desviar a crítica negativa e manipuladora. Você concorda com algum fato, mas tem o direito de escolher o seu comportamento. Exemplo: Mãe: "Sua saia está muito curta, você não acha que deveria usar saias mais longas? Elas estão na moda." Você: "Você está certa, saias mais longas estão na moda." Concorde com o fato, mas não concorde em mudar sua saia. A Nebulização é fantástica para evitar brigas e fazer com que parem o criticismo. Com pessoas mais próximas, quando a convivência é necessária, é melhor ouvir e então, assertivamente dar sua resposta.
o    Mudar o foco do conteúdo para o processo: Isso significa parar de falar sobre o problema e fazer observações sobre o comportamento da outra pessoa naquele momento. Use isso quando o outro não estiver ouvindo ou estiver distraído ou tentando evitar o assunto. Exemplo: "Você está desviando do assunto. Estou começando a me sentir frustrado, pois, eu vejo que você não está ouvindo.”.  
o    Desarmando: Dar um tempo para que o outro esfrie a cabeça. Exemplo: "Eu sei que você está chateado e eu posso entender em parte sua reação. Vamos falar sobre isso depois." Além disso, se a outra parte insistir em discutir, você tem o direito de dar as costas e evitar a discussão.
o    Investigação assertiva/parada: Isso é similar ao processo de mudança. "Espere um minuto, algo não está funcionando, o que aconteceu? Como iniciamos essa discussão?" Isso ajuda a identificar o problema real quando a discussão é na verdade sobre algo maior que o tópico imediato. Exemplo: "Por que é um problema tirar 15 minutos para me ajudar com isso? Você prometeu que ajudaria!”; “Eu fico tão cansada com você pedindo para fazer isso quando estou fazendo outra coisa!”; “Vamos fazer uma pausa. Como é que você foi do meu problema de estatística para ‘estar cansado das minhas interrupções?”; A questão aqui não é o problema de estatística, é o timing. Agora o tópico está aberto para discussão e eles estão ficando conscientes de como a discussão tomou tal direção.
o    Resumindo: isso ajuda a ter certeza de que você está entendendo o que o outro quer dizer. Exemplo: "Então, o que você está tentando me dizer é que... ".
o    Especificidade: É realmente importante ser muito claro sobre o que você espera. Isso ajuda a impedir distrações. Exemplo: "O que eu realmente espero é que você pegue todas as suas roupas que estão jogadas no chão."

IV. Considerações finais:
Um problema muito comum de comunicação é causado pela tentativa de ler a mente do outro ou pela expectativa de que eles leiam a nossa. Se você espera que o outro responda às suas ideias ou necessidades, você deve ser capaz de dizer o que você quer/precisa e dizer isso de forma que os outros queiram responder.
Você se lembra da auto-eficácia? A crença de que se você fizer algo de um forma específica você será efetivo? Mesmo que você ainda não acredite nisso, mas você está disposto a tentar essas técnicas em situações ameaçadoras para você, os resultados provavelmente serão tão encorajadores que você começara a acreditar em sua eficácia. Se é muito assustador pensar em ser assertivo, tente primeiro com uma pessoa que você não conhece. Pense em alguém que você conhece e que é assertivo e finja ser essa pessoa. Uma vez que você se sinta confortável com o comportamento assertivo em situações menos ameaçadoras, você pode usar essas técnicas todo o tempo. Quando a assertividade se tornar um hábito, você se perguntará como você se deu bem antes de iniciar tais comportamentos. E a melhor parte de tudo isso é que depois de começar a ser realmente assertivo, você provavelmente não precisará usar essas técnicas com tanta frequência. Com a prática da comunicação assertiva seu auto-respeito aumentará consideravelmente e as outras pessoas poderão sentir que você se respeita e eles o respeitarão também. E esse é o objetivo mais importante da comunicação assertiva.

Texto adaptado. Autoria de Vivian Barnette, PhD. The University of Iowa. Setembro de 2000.