quinta-feira, 23 de maio de 2013

COMO SE EXPRESSAR DE FORMA EFETIVA

As dicas a seguir mostram como expressar seu sentimentos, vontades e limites de forma a obter o resultado esperado.

PREPARE O OUTRO PARA OUVIR

• Antes de qualquer coisa, escute! Dê nome aos sentimentos do outro e valide-os através de feedbacks. Não expresse suas ideais até que o outro esteja curioso por saber sua opinião.
• Faça perguntar objetivas: “Você gostaria de saber com o que eu me preocupo?” “Há algo que eu gostaria de dizer. Você me ouviria e me ajudaria a me expressar melhor?”
• Seja breve e peça frequentemente que o outro reformule o que você disse.: “O que lhe parece que eu estou dizendo?”
“Você pode me ajudar a entender por que eu me sentiria desta forma?”

DECLARE SEUS SENTIMENTOS
• Use expressões iniciadas com “eu”: “Eu sinto... quando você ....”.
• Evite culpar o outro baseado em opiniões: “Eu sinto que você deveria...” “Você faz com que eu me sinta...”.

FAÇA SOLICITAÇÕES
• Faças pergunta que comecem com “você pode”: “Você pode ..., ou ...?”
• Evite palavras que não demandam compromisso: “Você poderia. . .?” “Eu gostaria que você....”
• Não ameace, obrigue, convença, justifique ou espere que o outro leia sua mente.
• Peça o que o outro seja capaz de fazer. Comece pequeno: “Você me perguntaria como foi meu dia e me daria um beijo de até logo?”.
• Seja específico: “Eu gostaria que você fosse mais carinhoso” é bastante inespecífico.
• Quando suas solicitações são recusadas, dê apenas uma razão pela qual o que você quer é importante ou simplifique sua solicitação. Então, se obtiver outro “não”, aceite-o.
• Se o outro se esquecer de fazer o que ele havia dito que faria, peça apenas mais uma vez, sem fazer muito “barulho”: "Tenho certeza que você quis... Você faria isso amanhã?".

ESTABELEÇA LIMITES
• Estabeleça limites para o quanto você está disposto a fazer!
• Identifique medidas que você pode tomar quando os outros não atenderem às suas necessidades.
• Evite pensar em extremos. Não ameace divórcio ou punições para as crianças, a menos que você esteja pronto para seguir adiante.